Vinicius de Paula

Vinicius de Paula

Meu trabalho com pintura e desenho contém forte influência figurativa de mestres europeus como Lautrec, Escher, Picasso e Klimt, assim como guarda o aprendizado realizado nas oficinas de xilogravura da literatura de cordel no Ceará e em Pernambuco.

Boa parte da temática é relacionada à figura feminina, porém o foco de interesse não se atém a questões anatômicas, mas à captura do sentido da existência, as personalidades, modos de ser e sentir que surgem naturalmente das relações de maternidade, amizade, amor e poder, e que são materializados a partir de um repertório de grafismos étnicos e texturas da linguagem urbana contemporânea.

Na recente série “Mulheres de Carvão” exploro a técnica do traço seco de carvão e pastel sobre a rusticidade do papel kraft e os efeitos do material, do grafismo e da cor, onde o branco não é o fundo do desenho e sim uma cor adicional.

Conceitualmente, o carvão é o fim da matéria orgânica. Representa o derradeiro resultado de uma inglória batalha que a natureza trava com a civilização. Mas o carvão é também o início. Transformá-lo em arte parece ser o justo destino para um passado de madeira, seiva e sombra fresca.

Utilizo de forma recorrente os totens de figuras femininas, que traduzem a soma de seus atributos e poderes e ao mesmo tempo representam o instinto de proteção e suporte, o espírito de corpo.

A série foi apresentada integralmente em exposição individual em São Paulo e parcialmente em coletivas produzidas pela INPORT na cidade do Porto, Vila Nova de Gaia, Liechtenstein e em Viena.

Outra série em progresso é “Cânones Efêmeros”, abordando a reflexão sobre os padrões, medidas e estruturas que servem para organizar a existência humana em contraposição ao efêmero contido no sentimento. Pretende discutir a sobrevivência do emocional, do instinto, das sensações, do talento, etc. à racionalidade, ao método científico, aos cânones.

São peças tridimensionais produzidas com uma técnica mista de escultura em cerâmica, aço e tintas, aplicados sobre placa de MDF - A primeira obra da série está disponível: Please, stand by.

Veja Curriculum

Linhas de trabalho


© 2020 uiCookies:Aside.
Direitos reservados.